Felicidade é viver em paz com as escolhas que a gente faz. Essa é a minha definição, é a minha forma de ser feliz. Qual é a sua?

felicidade bebê

Todo mundo quer ser feliz, mas poucas pessoas conseguem definir o que seria essa “tal felicidade”. Ter uma definição, me ajudou a entender o que me deixaria feliz e permitiu que eu fizesse um pacto comigo mesma de manter-me no caminho escolhido.

Viver em paz com as minhas escolhas me deixa feliz, acalma meu coração, minha mente e afasta qualquer sofrimento.

Felicidade criança

Ao assumir a responsabilidade daquilo que escolhi, sinto o efeito imediato: nada mais justo do que ficar feliz com minha própria decisão, não é mesmo?

Mesmo quando, por alguma razão, eu escolho “sofrer” por um tempo (normalmente bem curto, é verdade), fico em paz com o sentimento que escolhi e isso me traz uma espécie de felicidade.

 

 

 

Muitas pessoas vivem conflitos internos e externos porque não conseguem encontrar paz na decisão que tomam. Escolhem uma coisa, um caminho, escolhem fazer ou não fazer, mas ficam pensando exatamente em como teria sido se tivessem decidido diferente. Sofrem com as escolhas que fazem, voltam a atenção para o porque aquilo foi definido  e por isso não conseguem viver uma vida feliz. Uma vez tomada a decisão, uma vez que você faz sua escolha, nada mais resta do que aceitá-la e viver feliz com ela, de qualquer maneira.

Quando entendi que sou eu que decido minha vida e que quando tomo uma decisão, faço minha escolha e dessa forma tenho que assumir isso, fazendo de tudo para ser feliz com a escolha que fiz, passei a experienciar a felicidade praticamente todos os dias.

Tire-se toda a carga imaginária, filosófica e poética do que seja a felicidade. Traga a definição ao pé da letra, aquela do dicionário mesmo e poderemos ver que felicidade é mais simples do que se imagina:

Felicidade
substantivo feminino
  1. 1.
    qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar.
  2. 2.
    boa fortuna; sorte.

Felicidade não é nada complexo, não é ter muito ou pouco, não é ser isso ou aquilo, é apenas viver “uma consciência plenamente satisfeita”. É viver o contentamento, o bem-estar daquilo que se tem, é viver a satisfação de percorrer o caminho que traçou.

Felicidade pode se confundir com alegria, mas embora parecidas, são sutilmente diferentes.

felicidade não tem idade

Alegria
substantivo feminino
  1. 1.
    estado de viva satisfação, de vivo contentamento; regozijo, júbilo, prazer.
  2. 2.
    acontecimento feliz.

Alegria é um “acontecimento feliz”, é a felicidade elevada a potencia, alegria é um estado de prazer.

De fato pessoas felizes tendem a também ser alegres: é normal para quem tem satisfação, contentamento e bem-estar, ter muitos motivos para estar alegre a maior parte do tempo. Mas, é importante entender que é possível ser feliz, mesmo quando a vida não te traz alegrias. Porque alegria é um acontecimento e felicidade é um estado de espírito. Alegria é um evento e felicidade é dia-a-dia. Alegria é acaso, felicidade é escolha.
Para encontrar felicidade é preciso saber procurar. O que te faz feliz? O que é felicidade para você?
Quando essa resposta estiver na ponta da língua, a felicidade estará no coração e a alegria estampada no rosto.