Escolha uma Página

Você sabe como fazer sonho virar realidade?

Você tem sonhos, desejos ou metas? Você sabe a diferença entre eles?

Saber diferenciá-los pode ajudar a tornar o sonho a sua realidade.

sonhoSonho pode ser abordado de várias formas. Na psicanálise, pode ser a expressão do inconsciente ou de um desejo reprimido, com alta carga emocional. Para a ciência, sonho é atividade cerebral noturna, que tem por função manter o cérebro em ordem. Poderíamos passear por definições místicas, religiosas e românticas. Prefiro trazer aqui apenas a visão que mais me agrada: sonho está ligado à alma, ao que nos alimenta, mantém nossa chama vital acessa. Uma pessoa sem sonhos tem sua alegria de viver diminuída, sente um vazio por dentro. Nossos sonhos nos movem. A busca por torna-los realidade nos dá algo a mais para viver uma vida extraordinária.

“Há que sonhar. Pobre daquele que não sonha, pois nunca verá a luz”. Federico Garcia Lorca

Desejo já é diferente: é ação ou efeito de desejar; de querer; possuir vontade.

desejo

Vontade é a capacidade de querer, de livremente praticar ou deixar de praticar algum ato. Desejo ou vontade é a necessidade física ou emocional que o indivíduo sente de fazer algo. É um apetite, um gosto, um prazer, uma disposição de ânimo, por exemplo, ter desejo ou vontade de comer, beber, chorar. Desejar alguma coisa é nutrir uma expectativa de ter, ser ou realizar.

 

 

Ampliando um pouco mais o conceito de vontade, podemos trazer o princípio da “autonomia da vontade”, que é um dos princípios básicos do direito civil, onde é levada em conta a capacidade legal do ser humano de praticar e abster-se de certos atos, conforme sua decisão.

Podemos perceber que o desejo precede uma decisão, dependendo da sua intensidade e do quanto é importante o que se deseja, decidimos querer.

É nesse momento que o desejo vira meta. Porque desejar é querer e querer é poder. Se você tem um desejo muito forte por algo, você moverá céus e terras para conseguir.

Mas como transformar o desejo em uma meta realizada?

Meta é algo palpável. Traçar metas é o caminho para transformar sonho em realidade. É fazendo isso que desenhamos o nosso futuro desejado, mas para ser meta, precisa ser específica, mensurável e ter tempo determinado.

Especifique o seu desejo:

especificoO que você quer exatamente? Como ele é, defina o mais objetiva e detalhadamente possível, para que seja claramente identificável o seu desejo, assim ele começa a ser meta. Se você deseja ter um carro, por exemplo, determine qual a marca, modelo, se ele será zero quilometro ou usado, qual a cor dele. Dessa forma, saberá exatamente que carro você quer e quanto ele vai custar.

 

Determine o prazo para alcançar o quer:

prazoVocê precisa estabelecer um tempo para conquistar o que deseja, para que aquilo se torne uma meta. Um desejo sem prazo determinado é um sonho. Você tem que definir o prazo necessário para tornar aquilo realidade, para isso, é importante saber o que é preciso para conseguir o que deseja, o quanto você vai dedicar da sua rotina para viabilizar aquilo e o seu comprometimento em fazer o plano dar certo. O quanto você vai se esforçar?  Esses fatores precisam ser levados em consideração para colocar um prazo adequado para a conquista da usa meta. Não pode ser longo, nem curto demais, precisa ser a medida certa, ou a mais próxima disso, para que seja possível realizar.

 

Mensure o que você deseja.

mensureSabendo exatamente o que você quer e o tempo que precisa para conseguir, é importante determinar uma maneira de saber o quanto você está se aproximando do seu desejo. Criar pontos de controle e formas de avaliar como está indo o seu desempenho, ao longo do caminho, será muito útil para ajustar o plano, quando for necessário.  Sem medir seu desempenho, você não poderá ajustar suas ações e corre o risco de não alcançar o que deseja.

 

Quando o que você quer se tornar algo específico, com prazo determinado e uma forma clara de avaliar sua realização, você transformou seu desejo numa meta.

Uma das coisas importantes para transformar desejos em metas realizadas é conseguir analisar de forma sistêmica: vários aspectos em relação a quem somos, quais habilidades temos ou precisamos adquirir e o quanto aquele desejo é adequado para se tornar uma meta para nós, naquele momento. Ao fazer isso, escolhemos a meta certa e assim as suas chances de sucesso aumentam muito.

Existem algumas ferramentas de coaching e de planejamento estratégico que ajudam nesse processo de transformar desejos em metas, pois conduzem a reflexões relevantes que traçarão o plano adequado para a meta.

Para o seu sonho virar realidade ele deve ser sua meta, mas de nada adianta isso, se você não fizer acontecer, se não entrar em ação, se não colocar em prática tudo que planejou. Então, talvez o mais importante para viver o seu sonho, seja a decisão de vivê-lo.

Decida e viva todos os dias para realizar seus sonhos e eles serão realidade.

Subscribe To Our Newsletter

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

You have Successfully Subscribed!